O que penso sobre Joseph Smith, o Profeta

Publicado em 8 de novembro de 2009 e atualizado em 3 de fevereiro de 2024

Nos últimos dois anos, homens e mulheres adultos da Igreja vêm estudando em profundidade os ensinamentos, a vida e a obra de Joseph Smith em um manual cuja versão online pode ser lida aqui. O manual faz um extenso apanhado das palavras proferidas e escritas por ele ao longo de sua vida e contém declarações de muitos de seus contemporâneos a respeito dele como pessoa, marido, pai e líder.

Embora todos esses depoimentos possam ter contribuído para a formação de minha opinião sobre a pessoa e a obra de Joseph Smith, nenhum deles foi fator determinante em minha aceitação ou rejeição dele como quem alegava ser: um profeta de Deus. Pois, embora um homem, com seu poder de persuasão e eloquência, possa eventualmente ser capaz de convencer até a mais investigadora e cética das mentes, isso por si só não lhe confere poder e autoridade para agir em nome de Deus. É preciso que esse poder e autoridade tenham sido delegados a ele pelo próprio Deus. Joseph afirmou que isso realmente aconteceu. Será?

Quando uma autoridade civil como um presidente da república ou governador se ausenta do cargo, delega a um subordinado direto (geralmente o vice) a tarefa de agir em nome dele, como se fosse ele. Esse ato de transferência de autoridade costuma ser testemunhado por outras pessoas e registrado no Diário Oficial. No caso de Joseph, não havia testemunhas da alegada Primeira Visão (ocasião em que diz ter sido visitado pelo Pai e pelo Filho quando tinha 14 anos de idade) e de uma infinidade de outras de suas alegações, muito menos um jornal oficial para divulgar os eventos. Só o que temos de “oficial” é a palavra dele. E agora? Ele disse ou não a verdade?

Ora, se Joseph afirmava ter sido visitado pelo Pai e pelo Filho, bem como por diversos outros seres celestiais dos quais recebeu instruções e mandamentos alegadamente vindos do próprio Deus, quem mais pode confirmar se isso é verdade ou se Joseph não passava de um impostor senão o próprio Deus?

Foi com tal raciocínio em mente que fiz o que nem todos têm disposição de fazer: pagar o preço para obter de Deus uma resposta. Esse preço não é pago com dinheiro, e sim com fé. E, quando falo em fé, não me refiro a um mero “desejo de acreditar”, mas a algo que nos impulsiona a fazer tudo que for preciso para obter a resposta desejada. Como ensinou Tiago, fé sem ação é morta (Tiago 2:17).

A resposta que recebi Dele veio muitos anos antes da existência do manual acima. Eis porque eu disse que nada do que consta nele foi fator determinante em minha aceitação ou rejeição de Joseph. O recebimento dessa resposta, ocorrido quando eu tinha recém completado a maioridade, mudou inexoravelmente o curso de minha vida, pois baseado nela passei a tomar decisões que mudariam para sempre meu futuro e o de minha família.

Minha fé — novamente, muito mais que o mero “desejo de acreditar” — foi suficiente para me permitir receber de Deus uma resposta. E ninguém jamais poderá dizer que não a recebi. Essa experiência está detalhadamente descrita neste artigo.

Devido a essa resposta, aceitei e aceito Joseph. Mesmo não tendo presenciado nada do que Joseph alega ter vivenciado, sei por mim mesmo que suas alegações são verdadeiras. Sim, Deus chamou Joseph como o primeiro novo representante Dele na Terra após séculos de silêncio. Sei disso tanto quanto sei que estou vivo. Sou capaz de prestar um vigoroso testemunho desse conhecimento, pois ele não me foi dado por homens, mas por Deus, diretamente, sem intermediários.

Não consigo imaginar quem eu seria hoje, ou onde estaria, ou o que seria de minha família, se tivesse rejeitado Joseph há quase 30 anos.

O fantástico dessa história é pensar que, assim como ocorreu e ocorre comigo, dezenas ou centenas de milhões de pessoas já mudaram ou ainda mudarão o curso de suas vidas pelo mesmo motivo, afetando seu futuro e o de suas famílias. O propagar dessas mudanças de vida ocorrendo num número cada vez maior de pessoas acarreta também numa mudança da própria sociedade. Quem consegue imaginar quão diferente estaria o mundo não fosse a influência da vida e da obra de Joseph?

Quem quer que ouse afirmar que o mundo estaria melhor sem ele não sabe o que diz. Não conhece Joseph, nem qual foi sua contribuição. Na minha vida, ele me ajudou a me aproximar mais do Pai, compreender melhor Seu grande plano de salvação e ser mais grato pelo grande sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Graças a isso, sou capaz de levar um tipo de vida que me qualifica a ter o direito à constante companhia e influência do Espírito Santo. Fortalecido e orientado por Ele, tenho realizado obras pessoais e familiares que também alteraram o curso das vidas dos que se relacionam diretamente comigo.

E tudo começou com Joseph.

Certa vez, Brigham Young, o segundo Presidente da Igreja e sucessor de Joseph, disse: “Tenho vontade de gritar ‘aleluia’ toda vez que penso que conheci Joseph Smith, o Profeta que o Senhor ergueu e ordenou, a quem Ele deu as chaves e o poder para edificar o reino de Deus na Terra e apoiá-lo.” Não tive o mesmo privilégio do Pres. Young, mas posso parafraseá-lo dizendo sentir o mesmo desejo de gritar aleluia toda vez que penso que fiz minha parte para merecer a resposta de Deus sobre a veracidade da missão divina de Joseph. E que sou eternamente grato por ele ter vivido como um inspirador exemplo de retidão e dedicação ao abnegado serviço do Senhor. Lamento a necessidade de ter tido que selar seu testemunho com o próprio sangue ao ser assassinado em 1844, mas sua inabalável determinação em defender o que sabia ser a verdade de Deus é a mesma que sinto ao defender meu testemunho sobre o que sei ser verdade, conforme me foi pessoalmente revelada pelo mesmo Deus, nosso Pai e Criador, o mesmo que chamou Joseph como o Profeta da restauração de Seu Evangelho. Não posso negar o testemunho que recebi de Deus. Nem seria estúpido o bastante para fazê-lo.

Assista abaixo filme sobre a vida de Joseph Smith.

Visitado 848 vezes, 1 visita(s) hoje

47 comentários em “O que penso sobre Joseph Smith, o Profeta

  1. Presto também do fundo de meu coração meu sincero TESTEMUNHO não só para você irmão Vitor, será que posso assim te chamar ???? mas para todos os confins da terra! que ” ainda ” não sabem que A Igreja de Jesus Cristo já está sobre a terra em preparação para a 2ª VINDA DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO , ou também para aqueles que procuram destruir os ALICERCES DO EVANGELHO DO REDENTOR ! dá mesma forma Vitor! que você nasceu do ventre de sua mãe e você sabe que é filho dela, assim é a veracidade da existência do LIVRO DE MÓRMON irmão Vitor !
    Embora nessa página ficar EXTREMAMENTE CLARO que devemos postar e comentar somente sobre JOSEPH SMITH , mais vou aproveitar também o espaço para ajudar a você irmão Vitor e a qualquer a outra pessoa dizendo que, o
    O LIVRO DE MÓRMON É VERDADEIRO MESMO !, eu o lí e perguntei a DEUS se ele é verdadeiro? mais perguntei com vontade de saber e aprender irmão Vitor ! eu lia pausadamente, abaixava minha cabeçinha e orava perguntando se ele era mesmo verdadeiro e não com desejo de procurar falhas nas escrituras sagradas nem fazer comparações delas ou coisas parecidas…. e foi o PRÓPRIO PAI DO CÉU que respondeu minha oração confirmando firmemente em MEU CORAÇÃO que o livro É VERDADEIRO E OUTRA COISA TAMBÉM MUITO IMPORTANTE , QUE ELE NÃO É MAIS SAGRADO QUE A BÍBLIA, MAS É TÃO SAGRADO QUANTO A BÍBLIA, ACREDITE ! pois foi escrito por homens sábios de muita FÉ EM DEUS, que deram suas vidas para que essa verdade chegasse até nós.
    Pois, meu irmãozinho Vitor! esse livro nasceu aqui no nosso continente americano, você deve conhecer nosso continente num conhece ??? e ja vede também ter mergulhado em muitas histórias das Américas certo ? então não terás dificuldade alguma em aperfeiçoar um pouco mais o teu conhecimento, certo? mais se ainda não mergulhou, MERGULHE na história das Américas,lendo o livro de mórmon e saberás assim como eu sei, que foram SIM OS PROFETAS DE DEUS que O ESCREVERAM e esses PROFETAS irmão Vitor ! vinheram de JERUSALÉM, sabes também onde fica JERUSALÉM , num sabes? pois bem, eles vinheram de lá fugidos de JERUSALÉM na época do rei Zedequias, porque como já sabe, os profetas de antigamente eram perseguidos e mortos pelo o povo lembra né ? e esses PROFETAS JUDEUS irmãozinho Vitor !, só vinheram párar aqui porque DEUS OS ORDENOU! e quando chegaram aqui no continente americano eles se depararam com uma terra linda e recomeçaram suas vidas.
    Assim eles escreveram suas histórias em placas de ouro, para que servisse de exemplo hoje em dia para nós ok ?
    só isso irmão Vitor !
    Espero que eu também tenha te ajudado de uma certa maneira a te esclarecer de uma forma simples através do meu testemunho! que é muito forte e vivo dentro de mim…pois o coração é um cofrinho onde DEUS deposita nele as coisas que Ele quer que saibamos sobre Ele e seu Evangelho tá certo ?, por essa razão Vitor ! é que devo te informar que também és um filho de Deus e deves se alegrar nisso, porque vieste a terra para aprenderes através das coisas pequenas e simples como ACREDITARES MAIS EM DEUS DO QUE NOS HOMENS OK ?
    lEMBRAS QUE O LIVRO DE MORMÓN É DE FATO UM LIVRO SAGRADO SIM, ESCRITO E SELADO POR AUTORIDADE DIVINA SIM E SEU CONTEÚDO É DE NATUREZA EXTREMAMENTE SAGRADA ! E TESTICA SEGURAMENTE A TODOS AQUELES QUE O LÊEM COM O CORAÇÃO ABERTO, PURO, MANSO E HUMILDE PARA SABER E APRENDER , REPITO, SABER E APRENDER!, PORTANTO SUGIRO QUE O LEIA COM O CORAÇÃO E MUITA ATENÇÃO E NUNCA JÁ ARMADO DE CRÍTICAS OU ÓDIO tá bom ? e saberás irmão Vitor! que DEUS ! NÃO precisa de fontes crítica dos homens para fazer VALER SUAS PALAVRAS, seja ela escrita ou falada…Ele tem seus próprios métodos! os quais são conhecidos como, MÉTODOS DE DEUS PARA CHEGAR AOS HOMENS , quando você critica, logo você julga e o JULGAMENTO SEM CONHECIMENTO DE FATO DAS COISAS CELESTIAIS não é bom para ninguém, lembrem-se sempre desses meus conselhos tá ? assim como és meu irmão , sou também tua irmã e quero que participes das mesmas alegrias que sinto e peço-te NUNCA vá por opniões de quem não te edifica ok ! nem vá por raiva ou vingança ou por qualquer outras coisas…., vá sempre por você mesmo irmão Vitor , seguindo o seu coração pode ser ?, leia o livro com calma e ponderação de pensamentos viu ? e verás lá na frente o quanto é ele é BOM e também peço desculpas a meu irmão Marcelo Todaro por ter postado tantos comentarios que não foram sobre Joseph, mais só o fiz com o fim de dizer que a verdade é sempre luz e não poderá jamais ser ocultada quando movida pelo o Espírito Santo, em nome de Jesus Cristo, amém.

  2. Parabens que bom que existe pessoas como vc empenhada em esclarecer as verdades do evangelho restaurado. Sei que Cristo vive, sei que esta igreja é verdadeira, que Joseph Smith foi e é um profeta de Deus, que ninguem pode tirar isso de mim pois me foi revelado pelo poder de Deus.

  3. Queridos amigos obrigado por se esforçar para crer,pois no mundo de hoje a tantas dificuldades.Creio no Senhor Jesus Cristo,que Ele andou nas estradas empoeradas de jerusalém.Um mestre e Senhor.A respeito de joseph ele também é fruto de uma profecia feita por josé filho de jacó.Em uma parte da biblia o mestre disse pra verificar as escrituras que são elas que testificava Dele.Em outra está escrito os meus pesamentos não são os vosos pensamentos.Parabéns aos defensores da verdade pois ela não poderá ser detida.Não precisamos mais nos preocupar.Joseph é um profeta do senhor.Está escrito?Tá.vou mudar o mundo? não. mais não posso deixar de dar o meu testemunho desta verdade.E que os duvidosos acautelem o que falam sobre esse úngido do Senhor,pois aulgum homem poderá deter a mão divina? Em todas as eras o povo tinha dificuldade de crer nos profetas atuais que estavam ali com eles, mais acreditava nos profetas antigos hoje não é diferente. sabemos que temos hoje um profeta do Senhor que fala em nome Dele e está vivo,e testifica de Cristo assim como todos os profetas desde Adão. obrigado a todos.

  4. eu entrei na igreja de jesus cristo dos santos dos últimos dias faz pouco tempo,mais sinto no meu coração que essa é a igreja verdadeira,e sei que essa certeza vem de Deus. diz na bíblia que á igreja verdadeira vai ser muito criticada, tá ai á prova que essa é á igreja verdadeira.beijos

  5. ola ! meu nome e carlos e tive um grande prazer de conhecer otimas pessoas dentro de uma das igreja que voce congrega !parabens pela organizacao e pelo censo moral e etico que concerteza todos voces tem porem nao tive a mesma confirmacao e nem tal firmeza em meu coracao de que realmente ali estava o povo escolhido por deus mas jamais me atreveria a dizer que nao sao pessoas dignas de receber a coroa da justica de deus sao pessoas maravilhosas e empenhadas em pregar suas conviccoes sobre deus e teu reino !! meu caminho hoje e diferente do que vcs seguem pois creio que ao homem cabe morrer apenas uma vez e dormir o sono sem medo da morte ate a segunda vinda de jesus cristo ! espero que possamos todos nos nos encontrarmos diante de deus no dia do jugamento e ser aprovados perante ao senhor!! grande abraco fica com deus

    1. Carlos,

      Obrigado por seu comentário, mas há algo que não entendi nele. Você disse que seu caminho hoje é diferente do nosso porque crê que “ao homem cabe morrer apenas uma vez”. Ou seja, você está dando a entender que discorda de nós porque creríamos que o homem morre mais de uma vez (em outras palavras, que acreditamos em reencarnação), é isso?

      Se sim, lamento dizer que está enganado. Não cremos em reencarnação e sabemos que o homem morre só uma vez mesmo. Portanto, se esse foi o motivo para que seu caminho fosse diferente do nosso, pode voltar correndo, pois você se enganou. 😉

      Um abraço!

      1. ola!! que a graca de deus esteja sempre em tua vida e com todos os menbros de tua congregacao! eu visitei a igreja que fica entre o p sul e a guariroba e conversei bastante com a sister macaarter e sister souza tambem o irmao paulo do p sul pessoas maravilhosas a quem tenho muito carinho e respeito! tovia me expuseram sua visao sobre o reino de deus e como chegar ate ele sao pessoas que realmente se entregam de corpo e alma ao mover de deus ! eu tinha muitas perguntas e sempre tiveram muita paciencia e dedicacao comigo realmente se empenhavam em me ensinar mais sobre a igreja de jesus cristo dos santos dos ultimos dias gostei muito de aprender com eles e frequentar as reunioes com certeza um povo unido amoroso solidario fraterno hospitaleiro respeitador de todas as religioes e pessoas e sempre me disseram pra orar a deus pra que o proprio deus me desse a confirmacao !! orei e deus confirmou muitas coisas porem quanto ao batismo dos mortos nao obtive resposta de deus na minha concepcao o homem vive e morre e aguarda o dia do seu jugamento em um sono tranquilo e sereno sem ter consiencia das coisas que aqui acontecem! acredito que enquanto ha vida a esperanca ! mas deixo bem claro que nao estou criticando vcs em hipotese nenhuma pelo contrario aprendi a respeita-los e ama-los como irmaos que somos em cristo jesus !! fica com deus e um grande abraco em todos menbros da igreja de jesus cristo dos santos dos ultimos dias

        1. Carlos,

          Acredito que este discurso ajudará você a entender essa questão. Leia-o com calma e atenção, sempre buscando a orientação do Espírito do Senhor.

          Caso tenha dúvidas sobre esse assunto, peço-lhe que as encaminhe a mim em particular para que nestes comentários não fujamos do assunto do artigo que estamos comentando, que é Joseph Smith.

          Um abraço!

  6. Sobre a Bíblia:

    Orson Pratt:

    “Quem sabe se sequer um único versículo da Bíblia escapou da contaminação, transmitindo agora o mesmo ensinamento que transmitiu no original?” (Autenticidade divina do Livro de Mormón, págs. 45,47).

    Talmage explica:

    “Não há, nem pode haver, uma tradução absolutamente fidedigna destas ou outras Escrituras, a menos que se faça por meio do dom de tradução…leia-se pois a Bíblia reverentemente e com cuidado e oração, buscando o leitor a luz do Espírito sempre para poder distinguir entre a verdade e os erros dos homens” (Artigos de Fe, pág. 263).

  7. Se vocês pensam que Deus chamaria um lunático, pretencioso, arruaceiros, fornicador, prepotente, ambicioso, vigarista, mentiroso, ocultista, supersticioso e insubordinado à Deus pra ser um profeta… Quem sou eu pra contrariar não?!?!?!

    Não precisamos do Smith, nem do LDM, que aliás está repleto de mentiras, quem morreu na cruz pelos nossos pecados foi Jesus Cristo e tudo que precisamos saber sobre Jesus e o plano de salvação está na Biblia Sagrada. Acorda povo SUD, antes que seja tarde!

    1. Eu gostaria de lembrá-lo(a) que “lunático, pretencioso, arruaceiro, fornicador, prepotente, ambicioso, vigarista, mentiroso, ocultista, supersticioso e insubordinado a Deus” é apenas e tão somente a SUA opinião. Mas será que é a de Deus?

      A opinião que importa para mim é a Dele, não a dos homens ou a sua. E é justamente por isso que estou onde estou, não importa o que o braço da carne diga.

      Um abraço!

    2. Concordo com o Marcelo, aliás Deus pode chamar quem Ele quiser para esta missão, vemos na Bíblia que Deus chamou pessoas simples para profetas que foram acusados das mesmas coisas que Noelle citou acima, sendo que neste tempo ja se tinha pessoas de grande conhecimentos das escrituras.
      Lembrando que é a vontade de Deus que temos que acatar, e se ele chamar um mendigo para ser um profeta, ninguém neste mudo pode contrariar isto, um profeta transmite ao homem a vontade de Deus, sempre foi assim e não aqueles que se dizem o tal fazendo sinais e prodígios para impressionar o povão carente de fé.

      Abraços!!

  8. Olá Marcelo, tudo bem amigão?
    Estava lendo sua coversa com Victor, parece que o tal é cego de dá dó. Está parecendo que ele é evangélico.
    Um exemplo que posso dar, é sobre o batismo pelos mortos, eles dizem que não há na bíblia, Ô gentinha cega da desgraça, se eles lessem Icorintios 15:1-29, ali se esclarece por perguntas que que Paulo fez ao membros da igreja de Crinto ate chegar o versículo chave (29), ali prova que a igreja sim fazia o batismo pelos mortos.
    tive que tirar essa dúvida de um irmão que estava sendo estudando sobre esta ordenança

    1. José Lourenço,

      Os evangélicos não interpretam I Coríntios 15:29 como prova de que a Igreja primitiva praticava o batismo vicário. Em um site envangélico cheio de críticas contra nós, eles dizem:

      O fato de Paulo mencionar tal pratica não quer dizer que ele aprovou, ensinou ou praticou tal coisa. Isto é visto pela maneira impessoal que ele se refere a este pessoal. Se o rito fosse uma parte legítima do ensino do apóstolo, ele teria dito mais ou menos como “o que fará você. . .” ou “o que faremos nós. . .” que batizamos pelos mortos.

      (…)

      Se nós perguntamos quem são aqueles “eles” de que fala o verso 29, o contexto aponta claramente para atrás ao verso 12. São esses dentro da congregação que está negando a ressurreição, e para quem a passagem inteira aponta como refutação. Então o argumento de Paulo fica claro: Estes falsos mestres são contraditórios, pois ao passo que negam a ressurreição, ainda se ocupam com um ritual que está baseado na esperança da ressurreição.

      Então veja que é inútil citar-lhes I Coríntios 15:29.

      Na verdade, se eles interpretassem a Bíblia à nossa maneira, seriam todos membros da Igreja, concorda?

      Então não é por aí que vamos ajudá-los a obter um testemunho do Espírito quanto à Restauração. A maneira correta de fazê-lo é entregando-lhes um exemplar do Livro de Mórmon e convidando-os a lê-lo e orar sobre ele, mostrando-lhes Moroni 10:4-5. Se houver eleitos dentre eles, ouvirão a voz do Espírito e não endurecerão o coração (veja D&C 27:7). Se não houver, podemos mostrar a Bíblia inteira para eles e ainda assim não se convencerão.

      Um abraço!

    2. Paulo se referia aos pagãos e não aos membros da igreja de Cristo, e mesmo assim se algum membro o fizesse por influência desses costumes pagãos da época, o fariam sem necessidade, pois quem está com Cristo será ressuscitado quando Ele voltar, simples assim, para que complicar. Não necessitamos de batismo por morto algum, o sacrifício de Jesus na cruz é suficiente para a salvação de vocês irmãos mórmons e para todos os irmão em Cristo. Senão, Paulo não diria essas palavras em Romanos 10 se referindo às palavras de Moisés: ” 8 Mas o que ela diz? “A palavra está bem próxima de ti, na tua boca e no teu coração”, ou seja, a palavra da fé que estamos pregando: 9 Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo!” . Emfim, não há méritos pessoais para nossa salvação, que foi dada de Graça, Cristo é o cordeiro de Deus, e ressuscitou primeiro, e depois ressuscitará a todos que estiverem com Ele, o sacrifício Dele na cruz é suficiente e definitivo, não turbe vossos corações e mentes com doutrinas de Homens, Fiquem na paz de Cristo.

      1. Jonas, aparentemente você não leu meu artigo antes de comentá-lo. Ou, se leu, não o entendeu. Se o tivesse feito, não teria dito o que disse.

        Então, por favor, LEIA O ARTIGO. Faça-o com calma e atenção, do começo ao fim. Depois, se desejar, comente baseado no que leu.

        Creio valer a pela você conhecer também como foi que obtive de Deus o testemunho que tenho, eu que era evangélico como você é. Quando ler os dois artigos e procurar obter a essência por trás das palavras, talvez entenda que prefiro sofrer uma longa e ignominiosa morte e arder pela eternidade no fogo do inferno a negar o testemunho que me foi dado por Deus sobre Joseph Smith, Seu profeta. Sou capaz de defender esse meu testemunho até minha última gota de sangue, se for preciso, pois ele não me foi dado por homens, e sim pelo Senhor. Não há o que você ou qualquer outro homem falível e mortal deste mundo diga ou faça capaz de tirar de mim esse testemunho. Só Ele poderia fazê-lo, se quisesse, pois o que me é dado por Ele só Ele pode tirar.

        Boa leitura e um abraço!

        1. Meu caro, eu li sim, a resposta era direcionada ao José Lourenço acerca do tema batismo pelos mortos. E se ler o artigo mas dez vezes meu comentário não mudaria, pois nele afirmo que Jesus é meu único e suficiente Salvador, a Graça de Jesus é a misericórdia de Deus nos basta.. quando li o livro dos mortos, o fiz de mente e coração aberto, como sugeriu o missionário que me deu o livro, orei a Deus e em meu coração, entendi que esse livro não é verdadeiro, desculpe, não quero desafia lo , longe de mim . Quem sou eu para julgar as pessoas que pensam diferente de mim. A paz de Cristo, um abraço.

          1. Jonas, não sei que “livro dos mortos” é esse a que se refere. Não conheço nenhum “livro dos mortos”, por isso não posso opinar sobre o que você disse.

            Um abraço!

            1. Desculpe me por esse erro lamentável, estava usando meu smartphone, e esses corretores nos enganam. Leia-se Livro dos Mórmons. Com todo respeito, mais uma vez, peço desculpas

              1. Sem problemas, Jonas. Então devo observar que o nome correto dele é O Livro de Mórmon (e não “dos Mórmons”). Isso porque Mórmon foi um profeta de Deus que viveu nas Américas, responsável por resumir e compilar a história do povo nefita. Se ele tivesse se chamado José, o livro de chamaria O Livro de José, e assim por diante.

                Se você orou a Deus para saber se o Livro de Mórmon é verdadeiro e recebeu Dele a resposta de que não é, então temos um problema: ou Ele mentiu para você ou mentiu para mim, pois a mim Ele disse (e continua dizendo depois de 32 anos) justamente o contrário. Conheça a história de como Ele me deu essa resposta. Depois de lê-la, talvez conclua que não há rigorosamente nenhum meio de eu estar enganado. Sei que não estou com tanta certeza quanto sei que estou vivo.

                Mas tudo bem, Jonas. Como diz Eclesiastes, tudo tem seu tempo. Você também terá o seu. No grande e maravilhoso Dia do Juízo saberemos quem tinha razão. Estou absolutamente convicto de que para mim será um dia agradável e feliz. Espero que seja pra você também.

                Um abraço!

                1. Fique com Deus meu irmão, como disse ,quem sou eu para julgar você ou qualquer outra pessoa, prefiro me ater ao que nos une e não no que nos separa,ou seja, o amor de Deus, a graça de do nosso Senhor Jesus Cristo nosso único e suficiente Salvador.

  9. Prezado Marcelo,

    Uno-me a você e declaro, “em qualquer momento, em todas as coisas e em todos os lugares”, minha convicção pessoal que Joseph Smith foi e é um profeta de Deus. Levarei essa certeza comigo para o túmulo e pós-túmulo e morrerei defendendo este conhecimento, se necessário for. Afirmo que Deus, o Pai, sendo um ser Onisciente, sabe que eu sei disso e, portanto, não minto, pois o Espírito Santo me revelou esta certeza e no dia do meu julgamento, levantar-me-ei e responderei por essas palavras, que ora escrevo, perante o meu Juiz Eterno. E quando esse dia chegar, minha consciência não estará mais tranquila, quanto a este assunto, do que está agora. Nesta condição, a opinião dos críticos da Igreja e do Profeta torna-se insignificante. Digo essas coisas sem temor, pois amo a todos os filhos de nosso Pai e o amor repele toda a forma de medo, como escreveu, com toda proriedade, o profeta-historiador, Mormon.

    Um forte abraço e até um dia.

    Obs.: tive o privilégio de ser um missionário na Missão Brasil Recife Sul (atual Missão Brasil Maceió) e ajudei centenas de pessoas a saberem, da mesma forma que eu sei, que Joseph Smith foi um profeta de Deus, tal como Moisés, Isaías e outros profetas bíblicos chamados por Deus.

  10. Ao ler o Livro de Mórmon, vejo logo no início, Joseph dizer que esse livro é igual à Bíblia, que tem o mesmo peso. Isso é uma completa mentira. A Bíblia é única! E o título do livro é “UM OUTRO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”, mas Jesus só deixou um Evangelho, o único! Galatas 1:8 diz exatamente isso: se alguém prega outro evangelho além do que foi posto, seja anátema. E Joseph está nessa categoria, dos que são anátemas. Como se ensina erros teológicos absurdos nas igrejas mórmons e fica por isso mesmo, tudo bem, é lavagem cerebral. Digo isso porque já li muitas coisas sobre o mormonismo, e não só de pessoas que saíram do mormonismo, mas também da própria literatura mórmon. Arrependei-vos e crede no verdadeiro evangelho: O do Senhor Jesus Cristo.

    1. Victor,

      Vamos esclarecer algumas coisas, sim?

      Ao ler o Livro de Mórmon, vejo logo no início, Joseph dizer que esse livro é igual à Bíblia, que tem o mesmo peso. Isso é uma completa mentira. A Bíblia é única!

      Ninguém nunca disse que a Bíblia não é única. O Livro de Mórmon não veio substituí-la, e sim unir-se a ela no testemunho de que Jesus é o Cristo. Ele não é “outra Bíblia”.

      ! E o título do livro é “UM OUTRO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”, mas Jesus só deixou um Evangelho, o único!

      Errado, Victor. O subtítulo do Livro de Mórmon não é esse. O que está escrito na capa é Um Outro Testamento de Jesus Cristo, e não “um outro evangelho”. Testamento é uma coisa, evangelho é outra. É comum entre os críticos evangélicos confundir testamento com evangelho. Seria o mesmo que dizer que o Novo Testamento não pode ser verdadeiro porque é outro “evangelho” em relação ao Velho Testamento.

      Como se ensina erros teológicos absurdos nas igrejas mórmons e fica por isso mesmo

      “Erros teológicos absurdos” na opinião de quem?

      Digo isso porque já li muitas coisas sobre o mormonismo, e não só de pessoas que saíram do mormonismo, mas também da própria literatura mórmon.

      Poderia citar qual foi essa literatura mórmon que você leu?

      Como crítico da Igreja que você é, tenho certeza de que baseou sua pesquisa principalmente nesses sites cheios de lixo antimórmon. Acha mesmo que essas são fontes confiáveis de pesquisa? É o mesmo que pedir aos nazistas que contem a história dos judeus. Não é por aí.

      Agora, todas essas suas críticas demonstram que você não leu meu artigo. Se leu, não o entendeu. Quando o reler com calma e atenção — e talvez desarmado dessa sua injustificada fúria antimórmon —, talvez perceba que eu disse que, assim como reconheço Adão, Abraão, Moisés, Isaías, etc., como profetas de Deus, reconheço Joseph Smith como tal também pelo mesmo motivo: porque o Espírito do Senhor presta testemunho disso. Se Deus é um Deus de verdade e não pode mentir, Ele não poderá dizer a mim que chamou Joseph Smith como um de Seus profetas e a você que não. Ele tem obrigatoriamente que dizer a mesma coisa a ambos. Simples assim.

      Olha, Victor, já fui evangélico como você e conheço muito bem esse preconceito antimórmon que o trouxe ao meu blog para fazer o que acha ser uma obrigação sua como cristão. Você acha que preciso ser “resgatado” das garras do engano. Pois saiba que não deixei de ser evangélico e me tornei mórmon por acaso. Convido-o a conhecer a história de minha conversão e ver que, se fiz essa mudança, não foi por conveniência pessoal, e sim por INCONVENIÊNCIA pessoal. Testifico a você e ao mundo inteiro que Deus respondeu minha indagação sobre o Livro de Mórmon e a Igreja dizendo serem verdadeiros. Se Deus me disse isso, quem é o homem para querer convencer-me do contrário? Eu seria muito idiota se confiasse mais no homem do que em Deus.

      Portanto, Victor, relaxe. Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já há 25 anos e eu não poderia ser mais feliz por isso. Estou na mais plena e absoluta paz com minha consciência e com Deus. Desfruto de dons espirituais, fiz convênios sagrados com o Senhor no templo que poderão me tornar herdeiro de mais que simplesmente a vida eterna e não tenho o menor fiapo de dúvida de que estou no caminho certo. E minha certeza disso é tamanha que sou capaz de dar até minha última gota de sangue em defesa dela, se for preciso, pois essa certeza me foi dada por Deus. Só Ele pode tirar de mim o que me deu.

      Quando você decidir se despir de seus preconceitos e procurar o Senhor com humildade e fé para saber o que Ele tem a dizer (sem achar que já sabe o que Ele diria) sobre Joseph Smith e o Livro de Mórmon, talvez descubra que Deus não calou a boca depois que a última página da Bíblia foi escrita e o fato de Ele ter feito com que se escrevessem mais Escrituras Sagradas não poderia ser para o homem bênção maior.

      Um abraço!

      1. Marcelo,

        Eu sei que comparável não é igual a, mas isso é exatamente o que vocês mórmons fazem – igualam o livro de mórmon – um outro testamento – à Bíblia. Se não fosse assim, porque você diria para eu escrever o nome do livro em Maiúisculas, ainda dizendo que é sagrado? É claro que o livro de mórmon é mais importante do que a Bíblia, e vocês não querem ver isso porque estão cegos pelo inimigo. 2 Co.4:4. Outra pergunta: existe alguma coisa restrita, oculta, que uma pessoa não mórmon seja proibido de assistir?

        se não é igual porque vc diz para eu escrever com maiúsculas o nome do livro de mórmon que é sagrado?

        1. Eu sei que comparável não é igual a, mas isso é exatamente o que vocês mórmons fazem – igualam o livro de mórmon – um outro testamento – à Bíblia. Se não fosse assim, porque você diria para eu escrever o nome do livro em Maiúisculas, ainda dizendo que é sagrado? É claro que o livro de mórmon é mais importante do que a Bíblia

          Victor, não seja petulante. Acaso você é mórmon para saber melhor que eu o que pensamos ou deixamos de pensar? Insistir nisso é tão tolo quanto teimar com um budista sobre o que acontece dentro da religião deles.

          O Livro de Mórmon não é mais importante que a Bíblia. Ponto. Aceite você isso ou não, não faz rigorosamente nenhuma diferença. As coisas não deixarão de ser como são só porque você teima em crer diferente.

          Agora, tenha em mente uma coisa: toda vez que afirmar o contrário disso, saiba que estará prestando um falso testemunho. Você, que diz conhecer a Bíblia tão bem, deve saber que temos um mandamento contra prestar falsos testemunhos. Portanto, pense bem antes de afirmar o que não sabe para não correr o risco de ter que responder por isso depois.

          se não é igual porque vc diz para eu escrever com maiúsculas o nome do livro de mórmon que é sagrado?

          O que tem a ver uma coisa com outra? O fato de o Livro de Mórmon ser sagrado para nós em nada diminui a importância da Bíblia para que não seja escrito com letras maiúsculas. E, mesmo que para você ele não tenha o mesmo caráter sagrado que tem para nós, ainda assim deve ser escrito com iniciais maiúsculas pelo simples fato de ser o nome de uma obra. Se você escreve o nome de outros livros quaisquer com maiúsculas, não há porquê não fazê-lo com o Livro de Mórmon — a menos, claro, que sua intenção seja ser desrespeitoso e intolerante, caso em que não estaria dando um exemplo de bom cristão.

          existe alguma coisa restrita, oculta, que uma pessoa não mórmon seja proibido de assistir?

          “Proibido” é uma palavra meio imprópria. “Oculto” também. A Igreja não é quartel para que algo seja proibido.

          O que ocorre é que, devido ao caráter extremamente sagrado das ordenanças do templo, só os membros cumpridores de seus convênios têm livre acesso a elas. O templo é a Casa do Senhor, dedicada e consagrada a Ele para a realização de ordenanças sagradas necessárias à nossa vida mortal e eterna. Isso não quer dizer que aconteça algo secreto lá dentro. Tanto não é que qualquer pessoa pode participar dessas ordenanças, basta estar disposto a cumprir com os requisitos necessários à admissão na Casa do Senhor.

          1. Eu gosto de ver o Templo ali eu ei de entrar sentindo o santo Espirito vou escutar e orar porq o templo `e a casa do Senhor lugar santificado, vou preparme desde ja `e meu dever sagrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *