A fé é racional, senão não é fé, é fideísmo

Publicado em 18 de dezembro de 2010 e atualizado em 5 de março de 2024

Gosto muito do Programa do Jô, mas o horário em que é apresentado me costuma ser proibitivo. Como também não tenho tempo para ficar assistindo vídeos do programa no site, acho bastante significativo o fato de que, numa das raras oportunidades que tenho de procurar no site alguma entrevista interessante para assistir, eu tenha tropeçado justamente na do arqueólogo Rodrigo Pereira da Silva (veja video da entrevista no fim do artigo).

Há duas semanas o programa exibiu entrevista com ele, que é pós doutor em arqueologia bíblica pela Andrews University (EUA). Ele mostrou na entrevista alguns artefatos contemporâneos de Jesus Cristo. No meio da entrevista, introduziu o assunto ressurreição de Jesus falando de vários dos muitos elementos históricos que comprovariam esse fato.

Chamou-me a atenção a quase irracional teimosia do Jô em duvidar desses elementos históricos para sustentar que crer ou não na ressurreição de Jesus — e, portanto, no testemunho dos apóstolos e no de uma multidão de pessoas que estiveram com Ele após Sua ressurreição — é uma mera questão de fé, não um fato comprovável por qualquer meio. É o mesmo que dizer que daqui a 2 mil anos dependerá da fé acreditar no que hoje está escrito neste artigo, mesmo depois de já ter sido lido dezenas de milhares de vezes (veja contagem no fim do artigo). Juro como eu queria estar no lugar de Rodrigo naquele momento para dizer ao Jô umas coisas. Mas isso foi antes de ouvir a estupenda resposta de Rodrigo, tão estupenda que deixou até o próprio Jô sem palavras.

Em resumo, Rodrigo concordou com ele sobre ser uma questão de fé, mas não deixou a coisa restrita ao vácuo factual em que a fé costuma ser compartimentalizada pelos que não a entendem. Nesse ponto, Rodrigo pronunciou a frase que, de tão abrangente e verdadeira, motivou até este artigo: “A fé é racional, senão não é fé, é fideísmo”.

A reação de rendida surpresa de Jô atiçou minha curiosidade sobre o termo do qual eu nunca havia ouvido falar. Imediatamente parei o vídeo da entrevista para procurar o significado de fideísmo. Segundo a Wikipédia, fideísmo é:

Doutrina religiosa que prega que as verdades metafísicas, morais e religiosas, como a existência de Deus, a justiça divina após a morte e a imortalidade, são inalcançáveis através da razão, e só serão compreendidas por intermédio da fé.

(…)

Os fideístas procuram se esquivar de qualquer tipo de argumentação para que possam apoiar sua fé em Deus sem qualquer tipo de racionalização. Porém, esta corrente teológica é flagrada em aparente contradição quando utiliza a própria razão para expor sua doutrina e depois negar seu emprego em questões de fé.

Não foi só o Jô que ficou de boca aberta com a conclusão de que fé irracional é fideísmo: eu também. Nunca tinha pensado nisso. Fiquei feliz em comprovar o que eu intuitivamente já sabia: não sou fideísta. Não creio por crer, meramente. Não lido bem com o que não tem racionalidade ou lógica. Eis porque sou fã do personagem Sr. Spock, da série Jornada nas Estrelas. Acho até que, se eu tivesse nascido no Séc. XXIII, seria um vulcano ideal.

Sou perfeitamente capaz de apresentar a quem quiser saber o bem definido racional de minha fé. Racionalidade e lógica têm a ver com inteligência. E sabemos que “a glória de Deus é inteligência” (D&C 93:36) e que “a inteligência apega-se à inteligência” (D&C 88:40). Portanto, quanto mais inteligente eu me tornar, mais atraído pela inteligência vou me sentir. Como não há no Universo ser mais inteligente que o Criador nem obra mais inteligente que a da Criação, isso explica meu instintivo apego a Ele e às Suas obras.

Mas essa é só parte da explicação do racional de minha fé. O ingrediente que a completa surgiu quando comecei a agir de acordo com minha fé para conhecer a opinião do Criador sobre certas coisas. Como nunca neguei a Ele o direito de Se expressar com posturas soberbas ou presunçosas como a de que já sei o suficiente, ou Ele não fala, ou Ele não existe, e fui atrás de respostas por meio do estudo e da fé, obtive a magnífica recompensa de começar a receber respostas Dele, uma após outra, cada uma a Seu tempo e a Seu modo. Então fui levado a desenvolver com Ele um relacionamento íntimo e pessoal, quase tangível. Não há como duvidar dessa relação de causa e efeito tão bem explicada pelas leis da Física. Essa é a razão da rígida solidez de meu testemunho sobre Ele e sobre tudo que Lhe diga respeito.

Eis aí o racional de minha fé e o porquê não é fideísmo.

Convido o leitor a assistir abaixo a parte final da interessante entrevista do arqueólogo Rodrigo Pereira da Silva e a se deixar levar por sua intrigante proposição. No mínimo, você poderá ter algo em que pensar.

Caso deseje algo mais em que pensar, assista também o video abaixo (apenas 4 minutos), no qual um renomado cientista fala sobre aquilo em que crê.

Visitado 44.028 vezes, 1 visita(s) hoje

216 comentários em “A fé é racional, senão não é fé, é fideísmo

  1. O Jô Soares é um ótimo comediante mas não passa disso. Ele não pode de forma alguma ser levado a sério. E eu ainda acho que o Arqueólogo pegou muito leve e foi muito elegante ao dizer que essa afirmação é fideísmo. O que mais me entristece é saber que milhares de pessoas que assistem essa entrevista, assim como o Jô, não fazem a menor ideia do que realmente significam conceitos como fé, razão, raciocinalidade. E as entendem simplesmente como conceitos pejorativos. Dizer que fé não é racional é de uma idiotice absurda.

    Ora, somos seres racionais, ou será que alguém tem duvida disso? Raciocinamos, pensamos, analisamos praticamento o tempo todo usando a nossa bendita razão. E graças a essas faculdades cognitivas podemos ter fé. Como é que se tem fé se não for através da razão? Não existe um botão que desliga o meu cérebro e eu deixo de raciocinar na hora que estou rezando. Eu tenho fé graças a minha razão. Alguns tem mais fé, outros tem menos fé. Mas se pra ter fé eu dependo do meu cérebro, da minha mente, da minha razão como é que ter fé é algo irracional? Por um acaso eu tenho fé com meu pé ou com meu braço? Santa Paciência!! Se a fé não é racional ela seria o que? Como se tem fé sem usar a razão, sem pensar. O ser humano é uma único ser que tem fé pq é o único ser racional.

  2. Olá, tudo bem?

    Admiro muito as pessoas que tem fé.
    Sempre achei e continuo achando que preciso aumentar minha fé.
    Mas isso é possível?
    Existe fé pequena e fé grande, ou a pessoa tem ou nao tem fé?

    1. Oi, Claudemir.

      A fé é um dom espiritual. Como qualquer dom (como tocar música, por exemplo), pode ser desenvolvido. Isso se dá por meio do mesmo princípio que o faz ir a uma academia para fortalecer os músculos. Ou seja, assim como o corpo pode ser fortalecido com exercício físico, a fé pode ser fortalecida com exercício espiritual.

      Acredito que esta leitura poderá ajudá-lo a compreender melhor o assunto.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

  3. “A reação de rendida surpresa de Jô atiçou minha curiosidade sobre o termo do qual eu nunca havia ouvido falar. Imediatamente parei o vídeo da entrevista para procurar o significado de fideísmo.”
    Foi exatamente por isso que eu vim parar aqui!

      1. Oi, João.

        Como assim, “fé não se explica”? Você não tem explicação racional para suas atitudes? Age meramente por instinto, como os animais?

        Vou responder desafiando você a fazer o contrário: se acha que a fé não é racional, ou se a sua não é, então explique por que sua fé não é fideísmo. Será que consegue? 😉

        Aparentemente você não leu o artigo, ou não o entendeu, não é?

        A afirmação de que a fé é racional foi dada por alguém que você, como evangélico que é, pelo menos em tese deveria reverenciar: um dos maiores teólogos da atualidade.

        Se nem isso o convence, pense no seguinte: fé é um princípio de ação e poder que motiva nossas atividades diárias. Por exemplo, será que estudaríamos e aprenderíamos se não acreditássemos que poderíamos adquirir sabedoria e conhecimento? Será que trabalharíamos todos os dias se não tivéssemos esperança de que, ao fazê-lo, alcançaríamos algum resultado? Será que um lavrador plantaria se não esperasse colher? Todos os dias agimos com base naquilo que esperamos alcançar, uma vez que não podemos ver o resultado final. Isso é fé.

        Fé não é simplesmente crer em Deus. É muito mais que isso. Não foi Tiago que disse que a fé sem obras é morta e não salva ninguém (Tiago 2:14-17)? Se a fé fosse meramente crer, por que seria preciso ser acompanhada de obras? Eis aí o racional da fé: agir sem saber o resultado, na esperança de conseguir o que quer.

        Minha fé é racional porque não creio por crer, meramente. Ela é alimentada por uma relação de causa e efeito (e isso é bem racional). Ninguém precisa deixar a inteligência de lado para ter fé — e eu seguramente não deixei a minha. Eu planto com fé e colho resultados, o que só alimenta minha fé, que só traz mais resultados, e assim por diante. Nada mais racional.

        Espero ter ajudado.

        Um abraço!

        1. Olha Marcelo, gostei muito da sua explicação sobre a racionalidade da fé.Parabéns. Sabe uma vez li um artigo não recordo aonde de o cientista que dizia: “A razão na Fé descansa” para eu isso também é prova de que a Fé é totalmente racional.

        2. Ótima sua resposta.
          Muito bom os eX. Usados.
          Vai ajudar a muitos .
          Parabéns amigo que Deus continue a te iluminar.
          Não se esqueça crescer na graça e no conhecimento.
          Só assim nos mantemos humilde

      2. Sim, vou explicar, fé é acreditar, qualquer ato de acreditar em qualquer coisa, simples assim. Agora o texto ao qual vc se refere está falado em fé (acreditar) em fatos que não vemos, ex: mundo espiritual, que ele existe, e a certeza de coisas que se esperam (acreditar que Deus concederá nosso pedido em oração, pq assim Jesus nos ensinou). O que seria fé além disso? A fé é racional, ou seja, temos que entender. Jesus nos ensinou isso: “amar a Deus de td coração e entendimento (raciocínio), ou seja, acreditar no que não se tem certeza é irracional, não acha?

  4. Sempre ouvi dizer que Deus é amor puro e perdão eterno. Mas li recentemente Levítico 26 (do meio pro fim, inclusive) e fiquei arerrorizado! Alguém poderia me explicar com argumentos lógicos que virtude há naquelas ameaças de Deus contra quem simplesmente não o adora, ajoelhado aos seus pés?
    Obrigado!

    1. Oi, Gilvan.

      Deus é amoroso e compassivo, sim, mas, embora Seu amor seja incondicional, Seu perdão não é. Senão seria uma beleza, né? Todo mundo poderia pintar e bordar à vontade, depois seria perdoado e ficaria tudo bem. Num cenário desses, de que adiantaria obedecer aos mandamentos de Deus se quem os desobedece recebe as mesmas recompensas? Isso não seria coisa de um Deus justo.

      Felizmente, não é assim que funciona.

      A primeira coisa que precisamos ter em mente ao ler aqueles versículos é que não podemos cometer o erro do anacronismo, ou seja, atribuir a uma época ou a um personagem ideias e sentimentos que são de outra época.

      Aquelas palavras, ditas com aquele grau de rigor e severidade, foram dirigidas ao povo de Israel e a ele somente. Isso porque os israelitas daquela época eram um osso duro de roer. Falando no popular: eram tapados mesmo! Custavam para entender as coisas e geralmente era necessário usar palavras duras e advertências chocantes para que entendessem. E nem sempre funcionava.

      Hoje em dia o Senhor Se dirige ao seu povo usando palavras bem mais brandas. Ele chega mesmo a bater papo conosco. Por exemplo, ao esclarecer alguns eventos espirituais que ocorriam entre os primeiros membros da Igreja da era moderna, Ele disse:

      E agora vinde, diz o Senhor, pelo Espírito, aos élderes de sua igreja; e juntos arrazoemos para que compreendais; Arrazoemos assim como um homem arrazoa com outro, face a face. Ora, quando um homem arrazoa, é compreendido pelo homem, porque arrazoa como um homem; assim também eu, o Senhor, arrazoarei convosco para que compreendais. (D&C 50:10-12)

      Se Ele tivesse sido mansinho assim ao se dirigir aos antigos israelitas para adverti-los e discipliná-los, provavelmente não teria obtido resultado algum.

      Além do mais, é preciso ter em mente também que, ao ter dito aos israelitas coisas como “comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas comereis” (Levítico 26:29), Ele não quis dizer que Ele próprio infligiria esse flagelo ao povo. Ao invés, advertia-o de que, se se tornasse rebelde e iníquo, o povo deixaria de ser protegido e favorecido, o que implicaria em consequências como guerras, doenças e fome que eles próprios atrairiam sobre si.

      O Senhor definiu tão claramente as alternativas que se achavam ao alcance de Israel que não poderia haver qualquer equívoco. Se os israelitas fossem obedientes, seriam abençoados com fartura, segurança, paz e proteção contra seus inimigos: “A minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.” (versículos 11-12). Tais promessas poderiam ser resumidas numa única palavra: bênção. Caso Israel fosse obediente, alcançaria a condição de Sião.

      Mas se se recusasse a ouvir, as bênçãos seriam retiradas, sobrevindo em seu lugar aflição, penúria, guerra, enfermidade, exílio, tragédia e total abandono, tudo isso como consequência do fato de terem se afastado do Senhor e deixado de receber Seu cuidado e intervenção, e não porque Ele estivesse sendo rancoroso e vingativo.

      Quando fazemos as coisas à maneira de Deus, somos abençoados e favorecidos por Ele. Quando não, estamos entregues à própria sorte. Como Ele mesmo disse:

      “Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma.” (D&C 82:10)

      Esclarecido? 😉

      Um abraço!

      1. O problema das religiões é que cada um diz uma coisa. E isso torna a religião irracional. Tudo se torna uma questão de ponto de vista. Se Deus é eternamente misericordioso então a tudo perdoa. Do contrário….não seria uma eterna misericórdia. Mas cada um fala uma coisa. E aí temos uma salada de frutas batida no liquidificador onde fica impossível distinguir banana de maçã, laranja de goiaba etc…. fui

        1. Olá, Reinado.

          Não é verdade que Deus perdoa tudo. Segundo as escrituras, há dois pecados que Ele não pode perdoar: o assassinato (D&C 42:18) e a blasfêmia contra o Espírito Santo (Marcos 3:29, Alma 39:6).

          Os demais pecados Ele pode perdoar, mas Seu perdão não é incondicional. Está condicionado ao arrependimento sincero e ao abandono do pecado. Todas as pessoas responsáveis por suas ações pecam e precisam arrepender-se para progredir rumo à salvação. Somente pela Expiação de Jesus Cristo pode o nosso arrependimento ser eficaz e aceito por Deus.

          Um abraço!

        2. Reinaldo…eterna misericórdia não quer dizer que perdoa tudo, é porque através da morte de Jesus Cristo (plano eterno de salvação) todos podem ter acesso à vida eterna (misericórdia eterna) e essa misericórdia é realmente imensa, pois se formos pensar em tudo o que acontece no dia-a-dia (pais matam filhos, filhos matam pais, guerras, corrupção, prostituição) já podíamos ter sido eliminados como Sodoma e Gomorra, mas a misericórdia de Deus é que ainda nos sustenta vivos.
          “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;”
          Lamentações 3:22

    2. Eu discordo do Marcelo Todaro.

      O deus que você viu em Levitico 26 é Jeová o deus das trevas. II Cr 6:1. Jeová “mora na escuridão”.
      Sl 18:11.Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus;
      Am 3:6. O profeta desesperado declara: Sucederá algum mau a cidade que não venha de Jeová;

      Jeová é um deus que se ira a todo instante e sua vingança nunca acaba.
      Veja o capitulo todo de 2Samuel 24. Jeová incita Davi a contar o povo para lhe fazer o mau. Davi obedece Jeová e coloca seu plano em pratica. Quando tudo esta pronto, Jeová tira do coração de Davi a vontade de fazer o mal, então Davi se arrepende, pois não sabia que aquele desejo mau vinha de Jeová, achava que veio dele. Dai Jeová o coloca na parede e o faz escolher entre três castigos. No final, o anjo de Jeová mata 70 mil pessoas. No fim, a ira de Jeova só acaba quando Davi faz uma macumba, digo, um holocausto.

      Você sendo um homem sincero percebeu a grande diferença entre o amor e o perdão que Jesus pregou com essa passagem antagônica de Levítico. Existem centenas de passagens bíblicas onde Jeová mostra que é o diabo, onde ele ordena matar crianças, permite a pedofilia, escravidão sexual etc.

      As religiões que vc conhece, provavelmente são judaico cristãs que nasceram em roma no seculo 2. Ali misturaram o judaismo com o cristianismo.

      Se fossemos somente Cristãos, nunca misturaríamos Jeová com o Pai (Abba) que Jesus veio nos apresentar. Jesus nos apresentou o verdadeiro Deus que nunca ninguem tinha visto ou ouvido falar. Veja:

      Joao1:18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

      Mas Jeová foi visto e ouvido muitas vezes por muitas pessoas.
      Porquanto no terceiro dia Jeová descerá DIANTE DOS OLHOS de todo o povo sobre o Monte Sinai; Ex 19:11. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Jeová lhe respondia em voz alta; Ex 19:17-20 / Ex 19:17-20. E Jeová apareceu a Abraão, Isaque e Jacó; Ex 6:3. Jeová disse a Moisés que só veria pelas costas, então Moisés viu a forma de Jeová; Ex 33:22. E subiram Moisés… e VIRAM o deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Moisés e 70 anciões de Israel viram Jeová, e comeram e beberam; Ex 24:9-11. Moisés via a forma, a semelhança, e a face de Jeová.

      Isaías viu Jeová assentado no trono; Is 6:1.
      Falava Jeová a Moisés face a face; Ex 33:11.
      Boca a boca falava, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança de Jeová; Nm 12:8.
      O profeta viu Jeová assentado no trono rodeado de anjos tramando pra matar Acabe; I Reis 22:19.

      Sendo, pois, Abraão da idade de 99 anos, APARECEU Jeová com mais dois Elohins e eles estavam materializados; Gn 17:1 /12 / 18:1-2. Jeová aproveitou a viagem e passou na tenda de Abraão para fazer falsas promessas. Sara e seu moço que preparou o lanche, viram Jeová e dois anjos encarados debaixo de uma arvore; Gn 19:1 /22.

      De acordo com a minha fé, Jesus, o Pai e o Espirito Santo são um em essência, atitude. E Jesus veio para nos libertar do falso deus jeová, impostor, usurpador, tirando de nós o pecado imputado de Adão e o peso da lei que nada mais era do que o ministério da morte.
      Jesus fez uma nova aliança, o amor. Jesus pisou na lei, transgrediu de diversas formas, chamou jeová de diabo, de homicida, de mentiroso e de pai da mentira. JOAO 8:44

      Após ser morto e ressuscitar, Jesus enviou o consolador e nos promete vida eterna no reino dos ceus, coisa que nunca jeová prometeu, a não ser carnalidade e bens materiais.

      1. Caríssimo “DPM57”,

        Para começar, o fato de você não se identificar não é um bom indicativo de sua índole e compromete sua credibilidade.

        Esse comprometimento fica ainda mais evidenciado no festival de interpretações equivocadas das escrituras que você desfilou em seu comentário. Não tenho tempo nem disposição para corrigir todas elas. Apenas digo-lhe que você está redondamente enganado a respeito de tudo o que disse e um dia saberá disso por si mesmo. Lamento não poder ajudá-lo agora a esclarecer essa confusão toda.

        Um abraço!

        1. Olha, fiquei tão curioso com o que falou o tal DPM57, que fui conferir em Levítico 26, pôxa, nada haver com o que falou sobre Deus. Fico com seu comentário Marcelo, e mais, ratifico sua resposta ao comentário mentiroso do DPM57.
          Mozart Antoniolli

      2. Meu caro DPM57.. Não sei seu nome, mas você está equivocado nesta passagem de 2 Samuel 24, pois quem incitou Davi a numerar o povo foi um inimigo…Compare com o texto de 1 Crônicas 21 que é a mesma passagem. Quando li este texto tive a mesma dúvida, mas busquei resposta na própria palavra e obtive resposta…Precisamos buscar a palavra em seu idioma original pois algumas traduções nos fazem pensar coisas que não revelam a verdade sobre Deus. Abração!!

    3. Hehehehehe Deus sempre foi amor e sempre será. Ele sempre nos avisa de antemão, Deus estabeleceu leis físicas no nosso mundo e no Dele, ex: vc pode pular do 10 andar de um prédio e sair ileso? Assim é com Deus: se desobedecê-Lo, é como dizer não à voz do amor e seguir a própria vontade cheia de engano. Se nós temos leis condicionais, imagina Deus? Ex: se vc for casado, aceitaria sua mulher com amante? Que seus filhos chamassem o outro homem de pai? Que vc, provendo td a eles, o que vc faria? Continuaria sustentando os filhos sem falar nada e querer nada em troca? Continuaria com sua mulher na boa? Sem irar-se? Pensa….

  5. Muito boa, muito abençoada e inspirada a sua reflexão, Marcelo Todaro!!! Sinto-me assim, tb! Busco a racionalidade dentro da fé, enquanto tento desenvolver uma intimidade cada vez maior com Nosso Pai Maravilhoso!

  6. Jô Soares é um mau exemplo, é anti-cristão. Tem um vídeo no Youtube em que ele afirma que Adão e Eva são mitos, fábulas, ou seja, nunca existiram!

    1. Deixa ele. Quando os fatos lhe forem apresentados ele terá que reconhecer que se enganou.

      Espero que reconheça antes que seja tarde demais para fazer algo em favor de si mesmo.

    2. saci perere, papai noel, adao, amigunho imaginario, coelhinho da pascoa, eva, cuca, et de varginha, noe, bicho papao e etc….KKKKKKKKKKKKKKK

  7. oi Marcelo, me lembro de ter assistido esse programa qdo passou na TV e tinha uma parte q o Rodrigo explicava sobre fé e fideismo q foi sensacional, so q essa parte nao esta nesse video q postou e eu tbm nao o encontro no youtube. vc sabe onde posso acha-lo? obrigada!

    1. Oi, Luanna.

      Estou estranhando seu comentário, pois no video acima o Rodrigo explica isso, sim. Está aos 14:35″. Você consegue ver até esse ponto?

      1. Oi obrigada por responder! fiquei pesquisando aqui e ja sei oq aconteceu! Eu vi uma entrevista com ele no programa do Jo, mas foi mais antiga, calculei la pra 2003 mais ou menos. essa dai foi em 2010. acho q deve ter sido isso! Na outra ele aprofundou mais o tema…disse q a fé tinha q estar fundamentada em fatos conhecidos, ai o Jo perguntou sobre o centuriao que intercedeu a Jesus pelo seu servo…o Jo disse q ele nao conhecia Jesus e como ele teve tanta fé…. ai o Rodrigo explicou q ele nao conhecia, porem conhecia seus feitos e seus milagres…
        Enfim, obrigada de novo!
        Deus abençoe!

  8. A discussão sobre FIDEÍSMO abre duas possibilidades de entendimento: 1) a racionalização da Fé, argumentação anti-fideísta, elitiza -ou pode fazê-lo- o uso da razão a serviço do estudo de Deus e de Sua natureza, considerando apenas válidas as proposições de quem estiver preparado academicamente para tal, como filósofos, teólogos, etc. O contraponto é que Jesus manifestou-se aos iletrados, afirmando ser Sua Mensagem loucura para os sábios, ou seja, a Fé n’Ele era-nos bastante, intimando-os, naqueles tempos apostólicos a difundirem-na. É de se inferir, que eles compreenderem tudo o que deviam dizer e, principalmente fazer; 2) Por outro lado, a doutrina cobra-nos que creiamos na verdade revelada, verdade dogmática portanto, como substância da mesma, deixando subentendido o fideísmo como parte necessária de tal acreditação. Assim, o uso da razão, bem como sua não utilização encontram justificativas de aplicabilidades na dependência única e exclusiva da conveniência da argumentação? A Mensagem de Jesus afrontava o entendimento que os doutores da lei manifestavam sobre ela, acrescentando que o Seu Reino é tal, que apenas as crianças tinham a Ele livre acesso; a nós outros cabe nos tornar como elas! É, de fato, necessário tanto racionalismo para o entendimento e vivência da Mensagem de Jesus?

    1. Quando Jesus se referiu a sermos como crianças, ele se referiu a situações como o saber perdoar, na pureza que uma criança tem e não necessariamente no conhecimento, pois o mesmo advertiu: sede simples como a pomba e prudentes como a serpente. O Fideísmo nunca foi mencionado nas escrituras como algo necessário, a bíblia fala de fé e não de fideísmo. Quando Cristo fala sobre a loucura da mensagem, ele fala de um raciocínio maior que os sacerdotes possuíam naquela época. Algo que hoje para nós é de fácil compreensão. A pregação é uma exposição racional dos acontecimentos e através da pregação do evangelho que alcançamos a graça de Deus.

  9. Li a maioria dos comentários e algumas coisas me deixaram pensativa. Primeira é que conseguem criticar um livro pelo fato de que seres humanos cristãos o escreveram. Mas ai me pergunto: quem deveria escrever então? Peixes? Engraçado que quando alguém quer saber de algo, aonde vão procurar? Livros científicos? Quem os escreveu eles? Peixes ou humanos com suas vocações, estudos, vivência?

    Outra coisa, é sobre Deus mandar o homem pro inferno por não crer nele. Sinceramente, se vc, humano, construísse um lugar no qual trabalhou e gastou seu tempo dedicando-se a esse lugar, depois criou seres com os quais vc se preocupa em dar de comer e dar todo amor a eles e aí vem esse ser e diz pra ti palavras ofensivas e que não acredita em vc ou não gosta de nada que vc fez por ele, e simplesmente falaria pra todas as pessoas que acreditam nele que ele é uma coisa inventada. O que vc faria? Só que, como esse amor dele é perfeito, vai abraçar e mandar outras pessoas cuidarem desse ser pra explicar tudo e insistir por suas vidas, várias e várias vezes, e mesmo assim ainda não creem. Por quanto tempo vc conseguiria escutar tais palavras, tais blasfêmias? O que vc acha?

    Sinceramente, tenho pena, pena de não correrem atrás de algo tão sério, de algo que realmente pode mudar a vida de cada um deles. Provas? Quantas eles vão querer? Olhe ao redor e pense na vida solitárias que eles tem, olhe eles cercado de pessoas e nenhuma delas sabem se preocupar realmente. Sou evangelica e um dia me perguntaram da onde vinha minha confianca, minha felicidade, e como consigo não me preocupar com as coisas deste mundo, me perguntaram se isso era se sujeitar a se acomodar com o que a sociedade quer, ou dizem que esse Deus é comodismo. Sinceramente fiquei pensando seriamente sobre todas essas coisas, mas me lembrei de que nunca me senti sozinha, que quando tive problemas eu sentia que não estava sozinha, que quando estava triste eu pedia pra tirar a tristeza e meus lábios se encheram de sorriso, percebi que as coisas deste mundo são total futilidade, e pra que conquistar várias coisas sendo que não vou leva-las pra lugar nenhum? E vi que o que a sociedade quer é ter, ser, e poder. E eu vi que não fazia parte disso.

    Obrigada pela oportunidade, Deus o abençoe. E sinceramente, um conselho que dou: por mais que não saiba o que responder pros não crentes em Cristo Jesus, estude e os responda, pois cada semente plantada no coração se torna uma árvore de frutos valiosos. Tenho uma pessoa próxima a mim que é ateu e vejo o quanto sofre por isso, e oro pra que essa pessoa veja o qual suave e perfeito é nosso Deus, e tento sempre responder todas as perguntas, mesmo demorando as respostas. E eu sei como é estar cercado de perguntas que parecem impossíveis de responder, mas como disse, não responda de imediato, estude, ore, e responda.

    1. Jéssica, você disse uma coisa valiosíssima:

      cada semente plantada no coração se torna uma árvore de frutos valiosos

      Eu mesmo sou testemunha disso. Um dia essa semente foi plantada em meu coração. Não germinou imediatamente, mas um dia germinou. Trinta anos depois estou aqui, prestando testemunho disso.

      Thomas S. Monson, atual presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, disse no discurso Permaneçam Firmes no Ofício que Lhes Foi Designado dado na Conferência Geral da Igreja de abril de 2003:

      “As sementes do testemunho frequentemente não se arraigam nem florescem imediatamente. Às vezes o que plantamos só dá frutos depois de muito tempo; mas sempre dá frutos.”

      Que o Senhor a abençoe também. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *