A alegria de ser membro da Igreja (parte IV)

Neste fim de semana tivemos mais uma Conferência de Estaca. Foi especial por ter sido aquela na qual conhecemos o homem escolhido pelo Senhor para ser o novo presidente de nossa estaca após nove anos da gestão do anterior, que foi honrosamente desobrigado. A desobrigação do antigo presidente foi acompanhada por largas manifestações espirituais nas quais o Senhor demonstrava estar mesmo honrando aquele homem por seu serviço abnegado e humilde. Como Ele próprio disse:

Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, (…) deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e verdade até o fim. (D&C 76:5)

Por ter sido uma conferência de reorganização de presidência de estaca, foi presidida por uma Autoridade Geral, o Élder Ulisses Soares. Tive o privilégio de ser entrevistado por ele e assistir três sessões de conferência com ele. Constatei ser um homem muito inspirado. Suas palavras soaram como bálsamo para a mente e o espírito. Os momentos em que ouvi aquele homem espiritualmente poderoso falar transportaram-me à atmosfera do templo, único local sobre a face da Terra em que podemos sentir o espírito do Reino Celestial. O Élder Soares conseguiu trazer esse espírito para nossa conferência. Não conseguirei me lembrar de muitas das palavras ditas por ele daqui a algum tempo, mas certamente me lembrarei do Espírito que reinava enquanto ele falava. Que maravilha! Foi como se o Milênio já tivesse começado.

Digo essas coisas não por causa de sua envolvente eloquência ou de seu profundo conhecimento das escrituras, mas porque suas palavras foram acompanhadas do necessário testemunho prestado pelo Espírito do Senhor, graças ao que todos pudemos saber que ele dizia a verdade de Deus e não a dos homens. Esse testemunho prestado por Deus através de Seu Espírito não nos permite duvidar dessa verdade quando nos é apresentada.

Isso me faz pensar por que há tanta gente no mundo incapaz de receber esse testemunho. É tão fácil! Primeiro, basta desejar sinceramente recebê-lo. Depois, é preciso buscá-lo com fé, sinceridade e humildade perante o Senhor, pronto para ouvir o que Ele tem a dizer, mesmo que isso eventualmente vá contra aquilo em que acreditamos — afinal, qual é a opinião que vale, a nossa ou a Dele? Quando Ele manifestar-Se, é preciso ter a coragem de colocar Suas palavras em prática — do contrário, de que terá adiantado recebê-las?

“Uma Bíblia! Uma Bíblia!”

Há uma infinidade de explicações para o porquê de muitos serem incapazes de obter de Deus esse testemunho, mas eu gostaria de comentar um caso em particular: o dos que acham que, como já têm a Bíblia, não precisam de mais nada. Quem pensa assim age como se tentasse colocar uma mordaça em Deus, supondo que Ele não tem mais nada a dizer e que tudo o que havia a ser dito já está na Bíblia. Será que Ele está de acordo com isso? Vejamos o que disse a respeito:

E porque minhas palavras hão de silvar — muitos dos gentios clamarão: Uma Bíblia, uma Bíblia! Temos uma Bíblia e não pode haver qualquer outra Bíblia.

Mas assim diz o Senhor Deus: Ó tolos! Eles terão uma Bíblia e virá dos judeus, meu antigo povo do convênio. E que agradecimento dão aos judeus pela Bíblia que recebem deles? Sim, que pretendem dizer com isto os gentios? Lembram-se eles dos sofrimentos e dos labores e das aflições dos judeus e de sua diligência para comigo em levar a salvação aos gentios?

Ó vós, gentios, vós vos lembrastes dos judeus, meu antigo povo do convênio? Não, mas os amaldiçoastes e odiastes e não haveis procurado recuperá-los. Eis, porém, que farei voltar todas estas coisas sobre vossa cabeça; porque eu, o Senhor, não me esqueci do meu povo.

Tu, néscio, que dirás: Uma Bíblia, temos uma Bíblia e não necessitamos de mais Bíblia! Teríeis obtido uma Bíblia se não fosse pelos judeus?

Não sabeis que há mais de uma nação? Não sabeis que eu, o Senhor vosso Deus, criei todos os homens e que me lembro dos que estão nas ilhas do mar? E que governo nas alturas dos céus e embaixo, na Terra; e revelo minha palavra aos filhos dos homens, sim, a todas as nações da Terra?

Por que murmurais por receberdes mais palavras minhas? Não sabeis que o depoimento de duas nações é um testemunho a vós de que eu sou Deus, de que me recordo tanto de uma como de outra nação? Portanto digo as mesmas palavras, tanto a uma nação como a outra. E quando as duas nações caminharem juntas, os testemunhos das duas nações também caminharão juntos.

E isto eu faço para provar a muitos que sou o mesmo ontem, hoje e para sempre; e que pronuncio minhas palavras segundo minha própria vontade. E porque eu disse uma palavra não deveis supor que não possa dizer outras; pois meu trabalho ainda não está terminado nem estará até o fim do homem nem desde aí para sempre.

Portanto, porque tendes uma Bíblia, não deveis supor que ela contenha todas as palavras minhas; nem deveis supor que eu não fiz com que se escrevesse mais. (2 Néfi 29:3-10)

A conferência deste fim de semana fez-me ver, mais uma vez, quantas bênçãos maravilhosas essas pessoas estão perdendo! Elas nem fazem idéia. O fato de termos escrituras adicionais, revelação, profecia, dons espirituais, profetas e apóstolos — enfim, o fato de o Evangelho ter sido restaurado no mundo em toda sua plenitude por Ele pessoalmente é uma bênção tal como nunca houve igual na história da humanidade. E há quem a despreze por achar que já sabe o suficiente e que não pode haver mais conhecimento a ser obtido de Deus além do que está na Bíblia. Que tristeza!

Este meu diário está repleto de manifestações de alegria e gratidão pela imensa bênção de ser membro da Igreja de Jesus Cristo. Se você quiser ter uma vaga noção de como me sinto por isso, assista o vídeo abaixo. que mostra o Coro do Tabernáculo Mórmon cantando o hino “Creio em Cristo”. Ao final, preste atenção à emoção que estará sentindo em seu coração. Então multiplique essa emoção por dez e talvez consiga ter uma idéia da dimensão e profundidade de minha alegria, gratidão e orgulho por ser membro da Igreja de Jesus Cristo e por ter o Evangelho Restaurado em minha vida. Não há sobre a face da Terra ninguém mais feliz que eu por isso.

Leitura adicional recomendada:

 

 

(Visited 88 times, 1 visits today)

Artigos relacionados:

Publicado em Diário pessoal com a(s) tag(s) , , , , . Adicione o link permanente deste artigo a seus favoritos.

7 comentários em A alegria de ser membro da Igreja (parte IV)

  1. Jane Araújo disse:

    A Biblia, coletânea de livros escritos por homens inspirados por Deus, é realmente o nosso maior referencial do grandioso propósito de Deus para humanidade e ainda anunciou o nascimento Daquele que compreenderia e realizaria este proposito por Ele e seria nosso fiador nessa realização, o Senhor Jesus. Além de ser o mais completo código de ética que a humanidade possui.

    No entanto, concordo contigo, Marcelo, ainda no nosso tempo temos homens e mulheres que continuam sendo inspirados por Deus, como também outros um tanto atrapalhados na compreensão desta mensagem. Então, é necessário estarmos atentos para não sermos atraídos pelas discordâncias existentes entre essas leituras complementares e a verdadeira mensagem, que às vezes nos são apresentadas de formas sutis, verdadeiras armadilhas capazes de nos desviarem do alvo.

    Que o Senhor Jesus continue cada vez mais te aperfeiçoando e te usando como canal para ganhar muitas vidas pro seu reino.

    • Marcelo Todaro disse:

      Oi, Jane.

      Concordo inteiramente com você quando diz:

      é necessário estarmos atentos para não sermos atraidos pelas discordâncias existentes entre essas leituras complementares e a verdadeira mensagem, que às vezes nos são apresentadas de formas sutis, verdadeiras armadilhas capazes de nos desviarem do alvo

      Felizmente, temos como saber exatamente o que vem de Deus e o que não vem para que não sejamos enganados. Veja como é:

      E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo. E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas. (Moroni 10:4-5)

      Então, se uma nova palavra que ainda não conhecemos realmente veio de Deus, o que temos a temer?

      A maneira de sabermos se realmente veio de Deus está aí em cima. Basta exercermos nossa fé para obtermos Dele uma resposta. Depois que a obtivermos, precisamos ter a coragem de agir conforme a resposta recebida — do contrário, de que terá adiantado recebê-la?

      Um abraço!

  2. mariana disse:

    Eu também sinto assim , não só agradecida mas regojizo mesmo em saber que estou em um time vencedor, é o mesmo que ser parte da seleção brasileira lá na copa do mundo todos conhecem o uniforme sabe que é o favorioto op melhor do mundo e a respeitam, mesmoos adversarios, e porque isto?
    Por reconhecer um trabalho bem feito, por admiorar as palmas da vitória, é como o Senhor mesmo disse pelos frutos vão conhecer a arvore, e aquela que não pretar seria cortada e queimada, bom saber que a nossa “ARVORE” é a própia arvore da vida e que jamais sera deixada de lado ou queimada, mas estará lá no dia crucial a ser a única reconhecida oficialmente perante os seres celestiais, isto é motivo de muita festa, ser parte disto é uma honra e uma felicidade sem fim.
    Parabéns Marcelo você como sempre é um pilar de referencia pra muitos e olha que eu nem o conheço ao vivo, mas seu proceder justo e suas palavras fortes e verdadeiras tem feito verdadeiros milagres por ai, que o Senhor o conserve sempre assim, um abraço amigo.

  3. Leonel D'Ávila disse:

    Participar da Conferência da Estaca e ter a oportunidade de manifestar minha gratidão pela vida do, agora, ex-Presidente Gláucio Melo e seus conselheiros por seu serviço abnegado, assim como a oportunidade de dar meu voto de apoio a nova presidência, encheram-me de alegria e gratidão.

    Alegria por conhecê-los pessoalmente e poder testificar sua preocupação com o rebanho de Deus – tendo sido eu mesmo alvo deste amor e cuidado várias vezes. E, gratidão por conhecer o Evangelho Restaurado de Jesus Cristo e saber que Deus continua guiando sua Igreja hoje como fez no passado – através da revelação e da profecia.

    Parafraseando Oliver Cowldery, posso, com segurança, afirmar que estes foram dias inolvidáveis – onde o Espírito do Senhor se manifestou poderosamente e ministrou pessoalmente através de seus servos autorizados.

    As palavras inspiradas de Élder Soares e Élder Linhares foram verdadeiramente como “bálsamo” para minha alma. A emoção presente em cada olhar. Cada lágrima – de gratidão – derramada em cima do púlpito. Cada palavra inspirada pronunciada. Cada gesto de amor, devoção e serviço abnegado. Todas essas coisas fortalecem meu testemunho e me ajudam a “avançar para o alvo da soberna vocação em Cristo Jesus”.

  4. Marcio Yabe disse:

    Concordo com o que o Marcelo disse: foi uma conferência muito espiritual. Valeu Marcelo!!!

  5. Clodoaldo disse:

    Caro Marcelo,

    Também tive o privilégio de ser envolvido pelo sublime e singular Espírito que reinou na Conferência da Reorganização da Estaca Maceió, me emocionei no chamado do Querido Pres. Glaucio Melo como tbém na sua desobrigação, semelhante me sentir no chamado do nosso Pres. Tenório e seus Conselheiros Pres. Leão e Pres. Miguel Melo.

    Como testemunhou o Elder Ulisses Soares, “na Igreja a revelação e os milagres suplantam a lógica”, que magnífico e especial, é sentir a alegria de conviver com pessoas e lideres com um coração generoso e com espírito de empatia como bem falou e aplicou o Pres. Glaucio Melo. Essa atitude faz a diferença.

    É uma benção conviver com pessoas como vocês.

  6. Chris Ayres disse:

    Realmente, o Espírito do vídeo é magnífico! I believe in Christ! Enquanto pessoas que nunca experimentaram Cristo em suas vidas tentam desencorajar aqueles que já experimentaram mas escolheram outro caminho, é ainda melhor que possamos ficar ao Seu lado. Pois quando caminhamos juntos, estamos lado a lado, não à frente ou atrás de quem nos oferece tantas coisas que às vezes não queremos ver.
    O Senhor nos ama de qualquer forma, e muito mais importante que qualquer glória deste mundo é a paz que Ele pode nos dar.
    Todos nós temos problemas em vida e nos estressamos, mas quando estamos juntos nessa caminhada, tudo pode ser melhor.

    Que o Senhor lhe abençoe, com todas as glórias eternas reservadas a ti!

 

REGRAS PARA COMENTAR NOS ARTIGOS:

  1. Não use agressividade, provocações, insultos, ironias, deboches, maledicências, palavrões e coisas desse tipo, ou seu comentário será sumariamente apagado. Aceito críticas, sim, o que não aceito é falta de educação e de respeito.
  2. Não use e-mail falso ou seu comentário poderá ser apagado.

Deixe seu comentário - mas observe as regras acima!